O mundo antes pandemia Covid-19 já se questionava sobre os benefícios da Psicoterapia, o período em que pessoas do mundo inteiro foram praticamente obrigados por forças da natureza, questões geopolíticas e sanitárias, a isolar-se em busca da sobrevivência e manutenção da saúde. Foi um lapso temporal que também forçou ao homem globalizado que se movia entre cidades, estados e países em frações de minutos/horas a parar no tempo.
O homem mais uma vez conheceu as suas limitações frente a vida, por mais poderoso que pareça ser o homem é só um homem, um emaranhado de células que multiplicam, mas que também morrem todos os dias, esse é o sentido da apoptose celular.
E o que isso tem a ver com a Psicologia e a Psicoterapia?
O homem comumente nega as suas limitações físicas, isso o faz realizar coisas inimagináveis, inventa e reinventa a sua própria realidade. Isso faz do “animal homem” um ser único e diferente no mundo. No entanto historicamente o homem também nega a existência de suas vulnerabilidades psicológicas, nega a necessidade de cuidado para com a saúde mental. E nunca na história moderna da humanidade ficou tão evidente a necessidade de o homem reconhecer suas limitações psíquicas, aceitá-las e cuidá-las.
Os psicólogos e psicoterapeutas ficaram em evidência como sendo fundamentais para que uma população se mantivesse viva e em bem-estar não só físico, mas sobretudo no mundo intrapsíquico. Compreender e controlar pensamentos, sentimentos, emoções e tudo aquilo que angustiasse a existência e produtividade das pessoas passou a ser tema central na grande mídia. Sim, muito provavelmente todo esse movimento foi necessário para manter a máquina da economia em um funcionamento suficientemente e lucrativamente necessário, mas não deixamos de ser reconhecidos.
Mas não paremos por ai! Uma parcela da sociedade que não conhecia a potência da ciência psicológica passou a conhecer, mas ainda é necessário avançar. Precisamos nós sociedade cuidarmos da nossa saúde como um todo é impossível ter saúde, sem ter saúde mental. Emocionalmente abalados, não funcionamos por completo... nos relacionamos mal, comemos mal, trabalhamos mal, estudamos mal! A saúde mental ganhou seu lugar de destaque no mundo e em nossas vidas, portanto cuidemos dela!