Com frequência no dia a dia, no consultório, na sala de aula, em rodas de conversas com amigos esse questionamento é feito a mim. Prontamente respondo, mas é claro! Para mim essa declaração no imperativo faz todo sentido, mas por que havia de fazer sentido para as outras pessoas? Preciso defender minha breve afirmação.
A psicoterapia inaugurada por Freud por volta dos anos 1900 tinha preocupações inerentes a de uma ciência que se propunha a dar voz a pessoas que não a tinham e dando voz foi se estabelecendo significados e modos de viver onde antes nada havia. Onde nada existe, só existe a desesperança.
Ao longo de mais de 100 anos e grandes contribuições na sociedade a Psicologia foi galgando lugar de grande evidência no saber científico do século XX, apoiou e continua dando suporte a grandes avanços tecnológicos em nossa sociedade moderna. A própria psicoterapia é um desses avanços.
Como a Psicoterapia funciona? Não vou entrar em detalhes sobre as distinções sobre cada teoria. Mas o que a literatura científica tem mostrado é que o lugar de fala que a psicoterapia proporciona para as pessoas, e a partir dessa propiciar que o sujeito construa significados as vivências difíceis ou traumáticas da vida, tem amparado inúmeras pessoas ao redor do mundo.
Nesse sentido existem episódios ao longo de nossas vidas que vão ganhando significados que achamos estranhos, confusos, inquietantes, que nos incomodam. No entanto, muitas vezes passamos por eles, negligenciamos, somos “ensinados” a seguir em frente. Mas os incômodos continuam, nos atrapalham, perdemos horas de um bom sono, não produzimos no trabalho, na escola/faculdade, não conseguimos nos relacionar de forma saudável. Mas seguimos nos ferindo e ferindo aos outros por coisas que nem nós mesmos sabemos o porquê.
A psicoterapia permite, através das mais variadas teorias e técnicas, a nós seres humanos reinventar o nosso eu! Atribuindo significados que são nossos as nossas vivências e vamos deixando de aceitar significados que nos foram passados e que deveriam ser seguidos. Quando atribuo um significado meu, deixo de viver o que é do outro a partir de suas dores. Começo a entender as minhas próprias dores e quais caminhos eu preciso seguir para curá-las.
Sim a Psicoterapia funciona! Pois ela te permite ser o que você é! Mas também permite a você mudar o que te faz ser o que és.